Cultura Popular Brasileira - Folclore

Valorização da Cultura Popular Brasileira

Existe um conhecimento que as crianças não adquirem na escola nem na internet, mas, sim, ouvindo as histórias de pais e avós e partilhando das tradições da comunidade na qual estão inseridas. São os costumes, a religiosidade, a culinária, as crendices, os ditos, as lendas e as brincadeiras com os quais elas convivem e passam também a ser agentes disseminantes. A tudo isso é que chamamos folclore.

O termo folclore foi utilizado pela primeira vez, em 1846, por William John Thoms, um escritor e folclorista britânico que atribui à palavra o sentido de resgate da cultura popular. Já a etimologia da palavra remete a “folk-lore”, junção de dois vocábulos saxônicos que significam povo (folk) e conhecimento (lore).

No Brasil, a importância do folclore como parte integrante da cultura nacional aparece na “Carta do Folclore Brasileiro”, cuja primeira versão é de 1951. Na Carta, o folclore é definido como o conjunto de criações culturais de uma comunidade que se baseia em tradições individuais ou coletivas e que representa a identidade social.

No mês de agosto comemoramos o folclore, um oportuno e gostoso momento de compartilhar hábitos de cada família, e de juntos aprendermos mais uns com os outros, assim mantemos a cultura viva e fortalecemos nossas tradições regionais. 


Para incentivar a valorização da cultura popular brasileira faremos no final de agosto uma “Semana da Cultura Regional”, onde serão expostos materiais coletados junto aos alunos referentes aos hábitos de cada família. Vale lendas, contos, culinária, objetos, artesanatos, etc. Participem! Vamos manter viva nossa cultura popular.

Comentários