Brigadeiro e Bicho de Pé, Obaa!

Por meio de duas culinárias deliciosas, os alunos do Pré II trabalharam de forma lúdica conceitos ligados à matemática, no eixo de grandezas e medidas, e à língua, com textos instrucionais. Conversamos também sobre os cuidados de higiene durante a manipulação dos ingredientes e outros que devemos ter para evitar acidentes, como manter-se longe do fogão, de facas e do gás. Para cada culinária foi importante ler antes as receitas, explicitando onde está escrito cada ingrediente. Deixar os ingredientes necessários organizados, calcular a quantidade de cada ingrediente que teríamos que aumentar e por fim, preparar a receita. Os textos das receitas que foram preparadas ficaram expostos em um cartaz na sala de aula. Depois de saborear as receitinhas os alunos também fizeram o registro no livro.

Clique na imagem para conferir a galeria


Curiosidades

Já comeu Bicho de Pé? Calma, é só um doce!

Esse docinho ganhou esse nome por que antes era feito com a fruta morango in natura e por isso tinha pintinhas pretas, por conta das sementes, o que o fazia assemelhar-se com bichos de pé. Atualmente pode ser feito com gelatina de morango, corante alimentício ou com bebida em pó sabor morango.
História curta não? Mas o sabor é ótimo! 

Brigadeiro é uma patente militar? Sim, mas também é um doce típico da culinária brasileira.

A origem do nome brigadeiro é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado do Rio Grande do Sul antecede ou não o nome brigadeiro. Uma história popularizada afirma que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência. A guloseima tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" teria sido dado ao doce. Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra. Mas o doce brigadeiro se tornou comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário.

Aqui vai a receita dos dois docinhos para fazer em casa com a família e se deliciar:

Ingredientes:

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Bicho de pé
1 lata de leite condensado
1 gema de ovo
1 colher de sopa de manteiga
Corante vermelho


Modo de fazer para os dois doces
Misture tudo em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, unte as mãos com a manteiga e molde as bolinhas. Passe as bolinhas do brigadeiro em confeitos de chocolate granulados ou coloridos. Se desejar, passe as bolinhas no açúcar de confeiteiro ou granulados coloridos.

Aqui vão algumas sugestões de livros de culinária ideal para fazer com as crianças:

• 100 receitas para crianças felizes, de Charlotte Watts e Gemini Adams. (Publifolha). 


• Culinária para as crianças, de vários autores. (Editora Manole).



• Brinque-Book com as crianças na cozinha, de Gilda de Aquino. (Brin- que-Book).


Confira a história do Brigadeiro de um jeito super divertido:


Comentários