A importância do brincar



A turminha do Pré I, mostrou que brincar também é aprender! Aprender? Sim, e nesse momento tão prazeroso, as crianças aprendem “brincando” regras, respeito, troca, a importância do compartilhar, dividir o brinquedo que ela traz toda sexta-feira. Além do brincar, ela aprende também a ser amiga e respeitar as vontades dos colegas.
De acordo com a psicóloga Patrícia Cuocolo, “Através do brincar a criança expressa a sua vontade, compreende que necessita respeitar a vontade do outro, seus limites e experiencia-se em vários papéis (herói, a mãe, o pai, o filhinho/a, o cachorrinho, princesa, bruxa), inaugurando a fase da vivência de suas próprias fantasias, tão importantes para a construção do adulto que será capaz de sonhar.” 

Outro ponto que também deve se considerar é o fato de trazerem o brinquedo de casa para escola, o aprendizado já começa na responsabilidade em trazer, em lembrar que sexta-feira é o dia do brinquedo, além de se responsabilizar pelo seu próprio brinquedo e aprender a ter cuidado com os dos amigos também. Na escolha, ainda em casa, refletir no brinquedo que pode brincar com o amigo, e não algo que se brinque sozinho. Desenvolve a expressão oral, a criança já chega na escola empolgada em falar sobre seu brinquedo, explicar como se brinca, conta quem deu e porque fez a escolha em traze-lo. E por fim, mostra a importância do partilhar o brinquedo, ao trazer o brinquedo para escola, ela precisa saber que para brincar com o brinquedo do amigo, é necessário emprestar o dela para o colega também poder brincar.

Clique na imagem para conferir a galeria


Para mais informações acesse o link:

Comentários