Autonomia!

Já sei fazer sozinho!

As crianças participam coletivamente na sociedade, 
sendo sujeitos ativos e não meramente passivos, 
porque interagem com as pessoas, com as instituições, 
reagem frente aos adultos e desenvolvem
estratégias para compreenderem como
estão e agem no mundo social.

Com o objetivo de trabalhar a autonomia, nós do Pré II, vivenciamos uma série de ações que fazem parte da rotina diária, como o cuidado com os próprios materiais, colocar meias e calçados, a amarrar os cadarços e a abotoar a camisa, pentear os cabelos, escovar os dentes entre outros. Assim, por meio destas ações os alunos exerceram o poder de escolha e decisão e aprenderam a conhecer a si mesmo como ser único, importante, capaz de ser, fazer e conviver.

O que é Autonomia:
Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência. Em Educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho os seus estudos, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis. Com isso, percebemos que autonomia como um caráter social e político, precisa ser levada em conta desde a mais tenra idade, usando de estratégias educacionais formadoras, assim construindo sujeitos autônomos e responsáveis pelos seus atos.

Dever de casa:
Mas a autonomia não se conquista num dia só não. Então o dever de casa é favorecer as ações realizadas na escola, deixando que as crianças as realizem sozinhas o que já tem condições para fazer e apenas sob orientações dos adultos.

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