Será que gruda?

Superfícies emborrachadas ou plásticas não são atraídas pelo ímã, logo materiais como a tesoura (com cabo de plástico), apontador (invólucro de plástico) e grampeador (base de plástico) podem ou não ser atraídos, dependendo do ponto (área) de contato. A turma do pré II aprendeu bastante, confrontando os resultados das experiências feitas com um pedaço de imã e vários objetos coletados em classe. Por que para algumas crianças o ímã atraiu esses objetos e para outras não?


Clique na imagem para conferir a galeria



A que se deve o magnetismo?
Os antigos gregos já sabiam que algumas rochas, procedentes de uma cidade da Ásia Menor chamada Magnésia, atraíam pedaços de ferro. Essas rochas eram formadas por um mineral de ferro chamado magnetita. Por extensão, diz-se dos corpos que apresentam essa propriedade que estão magnetizados, ou possuem propriedades magnéticas. Assim, magnetismo é a propriedade que algumas substâncias têm de atrair corpos.

Campo magnético
A área em torno de um ímã, onde seus efeitos são percebidos, é um campo magnético. O campo é mais intenso em dois lugares, chamados polos. Num ímã de barra, os polos se localizam nas pontas e são chamados norte e sul. Eles têm esses nomes porque, quando se deixa o ímã pender livremente, um dos polos aponta aproximadamente para o Norte e o outro para o Sul. Dois polos Norte se repelem, bem como os polos Sul. Um polo Norte e um polo Sul se atraem.

Você sabia?
Existem Ímãs artificiais, são os ímãs fabricados. Eles podem ser permanentes, como os feitos de aço (que mantêm as propriedades magnéticas por tempo indeterminado) ou temporários, feitos de ferro (cujas propriedades magnéticas não se mantêm por muito tempo). Atualmente também encontramos as folhas de ímã. Trata se de uma folha com um lado imantado e outro com um papel que, ao ser retirado, deixa a superfície autocolante. 

Para saber um pouco mais:
Quem sabe você consegue fazer uma destas experiências?

Moedas Equilibristas


Ímãs Flutuantes


Canhão magnético

Comentários