Cantinho da Leitura

Os alunos do Pré II receberam uma visita muito legal, a autora de livros Ana Maria Servelhere, que nos apresentou o livro: "Um gato de rua, uma gata de lua e cada um na sua...”, nos convidando para uma viagem ao mundo dos sonhos, fantasia, imaginação e solidariedade. Também fizemos uma oficina com a dobradura de um gatinho para levar pra casa e concluímos que uma leitura pode ser muito prazerosa quando escolhemos bons livros para ler.

Clique na imagem para ampliar



"E preciso que a leitura seja um ato de amor"
(Paulo Freire)

Palavra de especialista

Segundo a psicóloga Frinéa Brandão, "Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação. Isso acontece porque elas estão também aprendendo realidades internas emocionais." Em uma história bem contada de monstro, de princesa ou de herói, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.

Uma boa história precisa de... vontade! Isso é tudo que você precisa para uma gostosa leitura junto de uma criança. A especialista Martha Teixeira elaborou 5 passos para aprimorar sua “técnica” e que vão render uma boa aventura. Confira e aproveite muito este momento!

1º Passo - Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quando mais elementos da história ela puder reconhecer, melhor será o interesse;
2º Passo - Antes de ler o livro para uma criança, faça-o primeiro para você, para que as partes impactantes fiquem bem gravadas e você consiga deixá-las ainda mais emocionantes.
3º Passo - Uma narrativa leva ao mundo da imaginação e do sonho, então, nada melhor do que criar um clima antes de começar a leitura. Prepare um espaço para a história, vale um cantinho especial no quarto, a luz mais baixa, almofadas no chão...
4º Passo - Dar ritmo à narrativa é um dos mais importantes, afinal, história que é boa mesmo precisa ter ritmo. Se o herói está mais pensativo, fale mais pausadamente e com tom de voz mais baixo. Se ele estiver em um momento mais intenso, uma fala firme e apressada combina bem e vai prender a atenção do seu filho;
5º Passo - Dê um bom fechamento à história. Por isso, “amanhã eu continuo” vai deixar a criança pequena ansiosa. Leia até o fim. E lembre-se de que a criança precisa sonhar e, por isso, quanto mais mágico for o final, mais realizada ela ficará.

Comentários

Postar um comentário