Projeto Valores: União e Respeito

Nosso Projeto Valores ajuda as crianças a pensarem e refletirem sobre os diferentes valores trabalhados e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo em geral. Sabendo da importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, da descoberta do seu próprio eu, da valorização de sua autoestima a turminha do Pré I junto com a Prô e Prô Carol contaram a história da “Galinha Ruiva”, buscando trabalhar a união e o respeito. As crianças se divertiram dramatizando a história. Confiram as fotos!


Clique na imagem para conferir a galeria 



A Galinha Ruiva

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos em uma fazenda. 
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. 
A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iriam gostar! 
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. 
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? 
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? 
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? 
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos: 
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu é que não - disse o gato. Estou com muito sono. 
- Eu é que não - disse o pato. Vou passear com a vovó. 
- Eu é que não - disse o porco. Tenho que arrumar o chiqueiro. 
Todo mundo disse não. 
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. 
Quando o bolo ficou pronto ... 
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se aproximarem. Todos ficaram com água na boca. 
Então a galinha ruiva disse: 
- Quem foi que me ajudou a colher o milho e preparar o milho, para fazer o bolo? 
Todos ficaram bem quietinhos (Ninguém tinha ajudado). 
Então a galinha conversou com eles sobre a importância da união entre as pessoas. Propôs que se eles ajudassem a servir para todos os amiguinhos que estavam presentes na festa, também poderiam comer o delicioso bolo.


(História adaptada Professora Fabiana e Carol)

Comentários