Dia na praia!

Brinco na areia; mergulho na água; me sujo; me molho.
A praia é o único lugar onde minha mãe não se aborrece quando eu faço essas coisas.
Claro que eu amo a praia! (Dixie Dykens)

APROVEITOU O DIA DE SOL E FOI SE DIVERTIR NA PRAIA DA ESCOLA

Aproveitando o conteúdo: “Passeio à praia”, o Pré I resolveu realizar na escola um dia de praia. Com muito sol e calor, a turma resolveu que nada é melhor do que estar junto de amigos, então convidaram os demais amiguinhos da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:



APRENDENDO UM POUCO MAIS


AREIA

As areias das praias se compõem de minerais, como o quartzo, e de restos de seres vivos, como algas calcárias, corais e a concha dos moluscos. Lançados pelas ondas contra rochedos, ao longo de milhões de anos, transformam-se em grãos. Serve de habitat para muitos animais, como o tatuí, os moluscos e os caranguejos.

BRISA
Quem não gosta daquele ventinho que vem do mar para a areia em um dia quente de sol? Sabia que ele tem nome e sobrenome? Pois é, esse fenômeno é conhecido como “brisa marinha”. Ele ocorre porque durante o dia, quando o sol irradia, a terra se aquece mais rapidamente que o oceano. O ar aquecido próximo à superfície da areia fica mais leve e se eleva em direção à atmosfera. E quem vem ocupar esse espaço? O ar do oceano! Por isso a brisa vem do mar para o continente, durante o dia.

MARÉS
As marés são movimentos de fluxo e refluxo das águas dos mares provocados pela atração que o sol e a lua, principalmente, exercem sobre os oceanos. Ao longo do dia, por aproximadamente seis horas, o mar avança em direção à praia até atingir seu ponto máximo (maré alta) e, então, recua, por aproximadamente seis horas, até seu ponto mínimo (maré baixa). Esse ciclo se repete duas vezes ao dia.

ONDAS
Geralmente são formadas pela força do vento contra a água, ou pela atividade sísmica (como terremotos), e a força da maré. Ondas grandes podem ser criadas por ventos fortes locais, próximo à praia, mas ondas ainda maiores são formadas por tempestades em alto-mar. 

SOL
Seres vivos como as algas e as plantas são capazes de aproveitar a energia do sol para fabricarem seu alimento, enquanto outros a recebem alimentando-se das plantas ou de animais que se alimentaram de animais que se alimentaram de plantas... e por aí vai. Isso significa que sem a energia solar nenhuma forma de vida poderia existir aqui!
Ao ficar exposto à radiação do sol, nosso corpo produz um pigmento que bronzeia a pele. Mas o excesso de exposição pode ser perigoso, causando queimaduras e doenças, como o câncer de pele. Não se esqueça de sempre se proteger com filtro solar, óculos e chapéu, especialmente entre as 10h e 16 horas, quando os raios solares são mais fortes.


PRESTE ATENÇÃO NO MEIO AMBIENTE!


Agora que você descobriu um pouco mais sobre a praia, lembre-se que esse é um ambiente muito frágil. Ainda há muitas pessoas que se esquecem disso.

Uma maneira de ajudar a preservar esse ecossistema é não levar animais domésticos - especialmente cachorros - para passear. Isso porque além do risco de acidentes, os cães podem transmitir doenças por meio de suas fezes, quando contaminadas. Os próprios cães podem sofrer, por falta de água, pelo excesso de sol ou pela ingestão de restos de comida ou animais encontrados na areia. 

E por falar em restos de comida... Copo de água, palito de sorvete, saquinho de biscoito, latinhas. Imagine como seriam as praias se cada pessoa deixasse ali o lixo que produz?! Não só as areias mas também o mar ficariam imundos, pois as ondas carregariam o lixo para a água.Os animais marinhos acabam literalmente tendo que engolir esse lixo todo. As tartarugas marinhas, por exemplo, confundem as sacolas plásticas com as águas vivas, seu alimento natural. Muitos acabam se contaminando com uma comida que não faz parte de sua alimentação. 

Recolher todo o lixo da praia é um dever de todos! É sinal de educação e respeito pela natureza!

 

Comentários