Apreciação artística

A turma do Pré II realizou a releitura da obra Caminhos ondulados, 1947, de Jackson PollockA proposta foi reproduzir a obra observando a trajetória das linhas, os movimentos, a espessura e a direção. 

Com bandejas de tintas, barbantes e a tela no chão, posição em que Pollock pintava, a turma compôs a obra de maneira lúdica e divertida. 
"Jackson Pollock, nasceu em Cody, no estado de Wyoming, no dia 28 de Janeiro de 1912. Foi um importante pintor dos Estados Unidos da América e referência no movimento do expressionismo abstrato. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela.

Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não mais usa pincéis. Polêmico, irrequieto, perturbador, diferente... São apenas alguns qualificativos que se pode atribuir a Jackson Pollock, cuja vida tumultuada acabou marcando profundamente a história da arte moderna."
Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


Comentários