Projeto Festa das Letrinhas - A

Dando inicio ao Projeto, a turma do pré 2 A e B curtiram duas brincadeiras antigas, cujos nomes se iniciam com a letrinha “A”: Amarelinha e avião 
Num primeiro momento, no pátio confeccionamos os aviões com dobradura de folhas de revista, depois, foi só alegria, gritaria e risadas com os aviões que ora voavam, ora aterrissavam, ora se confundiam com o avião de amigo e ora precisavam de reparos.

Num segundo momento fomos para a amarelinha, utilizando saquinhos de areia, e muita coordenação motora para não jogar o saquinho na casinha errada, cair, pisar na linha, esquecer-se de pegar o saquinho ou dar pulos certeiros.

Amarelinha
Você sabia?
A amarelinha ou macaca é uma brincadeira muito antiga, fazendo parte do folclore brasileiro. É conhecida por diversos nomes: na França é conhecida como marelle, denominação que deu origem a amarelinha no Brasil, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo. Em Portugal há outras variações como, jogo da macaca. 
Regras
· O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações, esse desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu.
· Cada jogador, então, joga um saquinho, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-lo em seus limites. Em seguida pula, em um só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém o saquinho.
· Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar o saquinho do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga o saquinho na casa 2, e sucessivas, repetindo todo processo.
· Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
· Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Avião

Ao confeccionarmos o nosso avião usamos uma arte tradicional japonesa o origami. Esta arte consiste em dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Segue um modelo de origami para você se divertir e seu avião voar longe.


Clique na foto para acessar a galeria.





Comentários