Projeto Festa das Letrinhas - E

“...Brincadeira de criança 
Como é bom, como é bom 
Guardo ainda na lembrança 
Como é bom, como é bom 
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom...”
(Brincadeira de criança - Grupo Molejo)
  
Algumas brincadeiras de criança são mais antigas do que a gente imagina. Pular elástico já era comum na Idade Média. Há quem diga que ela foi inventada pelos esquimós, entrelaçando-os entre os dedos para formar desenhos. Mas essa brincadeira também foi muito popular na década de 80. Era muito comum ver as crianças pulando elástico na rua, em quintais, nas escolas e até dentro de casa. A turma do Pré 2 A e B se divertiu com esta brincadeira, na festa da letrinha “E”. Além da diversão, esta atividade favorece a coordenação motora, concentração e raciocínio, desenvolve a capacidade cardiovascular e  promove a socialização e cooperação. Isso sem contar no trabalho muscular!

Regra básica para pular elástico: duas crianças ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Uma terceira criança começa a pular, fazendo uma sequência de saltos, ora pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. Se errar a sequência dos movimentos ou tropeçar, passa a vez. Mas, se acertar, o grau de dificuldade aumenta. Não há limites para a criatividade. No Brasil, há muitas maneiras de pular elástico. As regras são as mesmas: três participantes, o elástico começa no tornozelo, e quem errar a sequência dos movimentos passa a vez. Confira algumas das muitas formas de se pular elástico. Durante a brincadeira, são cantadas algumas palavras, dando ênfase a cada uma das sílabas. Entre as palavras cantadas enquanto se pula no elástico estão: Coca-Cola, macarrãozinho, cambalacho, céuzinho e sabonetinho. Geralmente, o elástico fica preso ao tornozelo, e após o participante acertar a sequência, o grau de dificuldade aumenta, com o elástico subindo para o joelho, para a coxa e para o quadril. Quem é expert na brincadeira também consegue pular com o elástico na altura do ombro e da cabeça.

Dica:Para improvisar o seu próprio elástico, basta separar 2 metros de elástico de roupa e dar um nó. Pronto, agora é começar a brincadeira. Dá para brincar em qualquer lugar com certo espaço, até dentro de casa, mas é mais legal brincar em parques, pátios, no quintal ou praças.

Curiosidades
·         Você já pensou em pular elástico com uma perna só, como o saci?
O grau de dificuldade aumenta um pouco, mas é divertido. As regras são praticamente as mesmas da forma tradicional de pular elástico. Enquanto dois participantes seguram o elástico, um terceiro pula. A diferença é que o participante terá que pular com uma perna só, ou seja, o participante deve levantar a perna oposta à que está mais perto do elástico e saltar para dentro das linhas. Com a mesma perna, pula para fora, em direção do lado contrário que entrou. Depois, troca a perna e faz o caminho inverso.

·         Quantos anos você tem?

 Dois participantes seguram o elástico e um terceiro pula. A criança pula com os dois pés para dentro do elástico enquanto começa a se perguntar "quantos anos você tem?". Em seguida, vai contando a sua idade enquanto pula com os dois pés para dentro e para fora do elástico. Se a criança tem 10 anos ela terá que pular 10 vezes, uma vez para dentro do elástico e outra para fora. Quando chegar ao número 10 é hora de terminar a brincadeira e pular para fora do elástico, saindo pelo mesmo lado em que entrou.

Confira as fotos!





Comentários