Vitamina de maçã com abacaxi, huuum!

Matemática na cozinha?

Nas atividades culinárias, há uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar. Chamamos a atenção para as quantidades e propomos as crianças que pensassem sobre:
- Será que é suficiente para todas as crianças da turma? 
- O que precisamos fazer para dobrar a receita? 
- Se chegarem mais três crianças, quantos copos serão necessários no total? 
-E se fosse distribuído um par de talheres para cada criança, quantos talheres seriam necessários?
O mais fascinante foi que cada criança utilizou suas estratégias para somar os ingredientes ou fazer suas hipóteses e ao observarem as estratégias utilizadas pelos colegas sabiam que podiam se apropriar delas e também compartilhar seu jeito de pensar com os outros. Situações que a turma do Pre II adorou e percebeu que contar foi necessário para resolver os problemas.

Cozinhar e comer juntos

As atividades culinárias são excelentes oportunidades para que as crianças se sintam participantes de um verdadeiro projeto: escolher o alimento que se vai fazer, prepará-lo e saboreá-lo é algo que implica uma organização e uma experiência de descobertas muito ricas para as crianças. 

Segundo Nancy Balaban:
"As atividades culinárias ligam as crianças pequenas às suas casas, de uma forma muito concreta. Nada poderia ser mais familiar do que a comida e seu preparo, exceto o seu consumo. Cozinhar com as crianças é uma maneira natural de unir a casa e a escola enquanto cria, ao mesmo tempo, oportunidades para ações competentes e investigações intelectuais. E são atividades que permitem que a criança compartilhe do mundo sedutor dos adultos."

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