Barquinho de Papel

... — Sabe de uma coisa? — Disse o primeiro garoto. —Vamos colocá-lo num barco e mandá-lo dar a volta ao mundo. 

E assim foi. Construíram um barquinho com uma folha de jornal, colocaram o soldadinho dentro dele e soltaram o barco para navegar na água que corria pela sarjeta. 
Apoiado em sua única perna, com o fuzil ao ombro, o soldadinho de chumbo procurava manter o equilíbrio. O barquinho dava saltos e esbarrões na água lamacenta, caiu num bueiro de esgoto e... 
(O soldadinho de chumbo, Hans Christian Andersen)

Com a ajuda da família os alunos do Pré I fizeram a dobradura de barquinhos de papel em casa e na escola brincaram com vários objetos diferentes, compreendendo um pouco mais sobre alguns conceitos, feitos de forma lúdica como: afunda, flutua, fundo, superfície e se divertiram vendo seu barquinho navegar.

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


FLUTUA OU AFUNDA?
Aprenda as regras desta incrível competição que deixou muita criança surpresa e chame seus amiguinhos para brincar nas férias. É diversão na certa!
Anote aí o material necessário:
· Um recipiente com água pode ser um balde ou uma bacia grande e funda de plástico. (Atenção: não encha até a borda)
· Materiais diversos: Maçã, abobrinha, laranja, coco, ovos em casca, feijão cru, bolas de gude, moedas, cenoura, bolinhas de papel amassado, borracha, lápis, pedaços de isopor, clipes metálicos, tábua de cortar carne de polietileno, folhas de papel e canetas para dar aos participantes
Agora podemos dar inicio a competição:
· Cada criança ganha uma folha de papel e uma caneta. Escreve “flutua” de um lado e “afunda” do outro. Diga o que será colocado na água, qual o seu peso e pergunte aos jogadores: flutua ou afunda? Assim, para dar a resposta, basta desenhar o material de estudo em um dos lados do papel. A seguir, coloque o material na água e veja o resultado, dando um ponto a quem acertou. Você pode colocar na água os materiais na ordem que quiser. Mas, em nome do suspense, deixe o coco para o final!
Quem tiver mais acertos ganha o jogo! Já quem ficar na lanterninha irá ter certeza de que a ciência, realmente, é surpreendente!!!
Para dar mais emoção à disputa: pese tudo o que será jogado na água, desde o abacate até o coco, para que os participantes saibam seu peso!

Desvendando o mistério:
Para um objeto flutuar ou afundar, não importa seu tamanho ou sua massa (o que costumamos chamar de peso): o que conta é a sua densidade. Se ele for mais denso do que a água, afunda. Se for menos denso, flutua!
Mas o que significa "mais denso" e "menos denso"?
Por que um barco, com toneladas de ferro formando o seu casco, não afunda?
Qual você acha que pesaria mais: a bola de gude ou uma laranja?

Inúmeras questões são formuladas nesta simples brincadeira, e perguntar é pensar sobre o mundo. Realizando estes experimentos estamos colaborando para a expansão do conhecimento das crianças e quando forem estudar Densidade na disciplina de Química ou Física, vão se lembrar da brincadeira que deu asas à sua imaginação.

Comentários