Presépio de Biscuit

Aproveitando a chegada do Natal, os alunos do Pré I confeccionaram um lindo presépio, com argila e massinha de biscuit. Para modelar a argila, contaram com a participação do Professor Eden, que demonstrou como ela é molinha e fácil de manusear. Após isso, em sala, eles confeccionaram a massinha de biscuit, coloriram com anilina e moldaram os personagens. Ficou muito bonito!


Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


Para saber um pouco mais:
Presépio, na língua portuguesa, se refere ao local onde se recolhe o gado (o estábulo ou curral).

O primeiro presépio do mundo foi montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, ele resolveu comemorar na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, afim explicar melhor o Natal às pessoas que não entendiam a história do nascimento de Jesus.
O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média. Durante o Renascimento também começou a ser montado nas casas dos Reis e Nobres. E já no Século XVIII, foique o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Receita de massinha de biscuit:
· 1 xícara de cola branca.
· 2 xícaras de amido de milho.
· 1 colher de óleo de cozinha ou vaselina líquida.
· 1 colher de suco de limão ou vinagre branco.
· 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gorduroso).
· Farinha de trigo.
· Anilina colorida
Em uma tigela, misture bem a cola branca, o amido de milho, o óleo de cozinha ou a vaselina líquida, o suco de limão ou o vinagre branco. Para sovar a massa sempre mantenha as mãos untadas, vá alternando ora com um pouquinho de farinha de trigo ora com o creme de mão, até a massa adquirir uma textura elástica. Para colorir misture aos poucos, uns pinguinhos de anilina em um pedacinho de massa, até dar a cor desejada.
Dura até 1 mês se for embrulhada em filme plástico, sem ar e na geladeira.

Comentários