Arte Rupestre

Os alunos do Pré II, durante a aula de artes do prô Dedé, puseram a mão na massa, ou melhor, na lama e vivenciaram uma experiência “das cavernas”! Eles confeccionaram um painel de ARTE RUPESTRE.


O trabalho com as crianças foi feito após uma análise divertida realizada pelas mesmas sobre as formas de representações de animais, cores e traços utilizados. Também puderam observar histórias e figuras rupestres impressas, além de assistir a vídeos relacionados a esse tipo de arte.

Arte Rupestre, Pintura Rupestre ou, ainda, Gravura Rupestre é o nome que se dá às antigas representações pictóricas conhecidas, muitas datadas do período Paleolítico (100.000 à 10.000 a.C.), gravadas em abrigos ou cavernas em suas paredes e tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, datando de épocas pré-históricas. Acredita-se que, essas pinturas, cujos materiais mais usados são o sangue, a argila e excrementos humanos, têm um cunho ritualístico. Uma teoria alternativa mais moderna quanto ao objetivo dessas pinturas, baseadas em estudos de sociedades mais recentes de caçadores coletores, é que foram feitas por xamãs do grupo Cro-Magnon. Normalmente os desenhos são formados por figuras de grandes animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos, entre outros. A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes atividades como a dança e, principalmente, a caça, mas geralmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com as dos animais. Paralelamente, encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos abstratos (linhas emaranhadas).

Sugestão: Assistam a animação da Dreamwork “OS CROODS”, é fantástica a abordagem desse tema!

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:



Comentários