Lobo e ovelhas!

"Não muito longe daqui, num pequeno e adorável campo, vivia um lobo que adorava a paz, o silêncio e o sossego da paisagem. 

Numa manhã, apareceu no campo, uma ovelha que havia se perdido. A ovelhinha queria encontrar o caminho de volta para casa, mas ao perceber a grama verde e fresca, decidiu experimentar um pouco... E de fato, a grama era verdadeiramente saborosa! Hummmmm
A ovelha resolveu convidar seus amigos. Começou balir mais e mais, para que seus amigos pudessem ouvir e virem provar um pouco da deliciosa grama. O lobo ouviu o balido da ovelha, saiu de casa e a espantou.
A ovelhinha que era corajosa, não desistiu de seu plano... Na manhã seguinte duas ovelhas apareceram no campo! Nossa primeira ovelha agora sabia o caminho e retornou trazendo uma amiga. 
Na manhã seguinte, as ovelhas voltaram em trio! Começaram a comer a grama fresca e... o lobo não desistiu, enxotou as três ovelhas e espantou-as de seus campo. Elas pensaram, pensaram, e encontraram uma solução: deveriam chegar num grupo de quatro ovelhas.
O lobo deixou sua casa na maior dúvida, pensando no que poderia fazer. No meio do caminho, as ovelhas o cercaram. Deixando-o sem movimento, pois queriam conversar com ele. As ovelhas sugeriram ao lobo que todos poderiam se entender e viver em harmonia, porque o campo era grande e a grama cresceria a cada dia. Isso fez sentido para o lobo, que pediu para que as ovelhas mantivessem a voz baixa enquanto pastassem perto de sua casa, pois ele gostava muito do silêncio. Todos concordaram e viveram felizes."

Depois de ouvir a história, a turma do Pré I se divertiu jogando O LOBO E AS OVELHAS, do Mind Lab, mas dessa vez com um tabuleiro gigante e máscaras, pois cada aluno era um personagem do jogo! 
Com a brincadeira, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos em respeitar as diferenças, orientar-se no espaço, posicionar-se e deslocar-se no ambiente, lidar com diferentes objetivos e movimentos, perceber a importância do apoio mútuo e trabalho em grupo como estratégia e reconhecer o papel e o valor de cada um dentro de um grupo.

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


Vários métodos do Programa MenteInovadora foram utilizados, entre eles: 

Método do semáforo: 
Para antes de agir
Controlar a impulsividade
Refletir, analisar e planejar
Preparar-se para a ação e eleger alternativas
Checar e agir
Atuar com firmeza

Aves migratórias: 
Atingir os objetivos grupais e individuais por meio do trabalho em equipe, em um clima de cooperação e harmonia.




Comentários