Instrumentos de percussão e ritmos

A turma do Pré I, durante a aula do professor Eden, pôde brincar, conhecer diversos instrumentos musicais de percussão e apreciar seus sons.

Os pequenos formaram grupos musicais e com muita alegria, um tanto de barulho e muita criatividade tocaram tambores, pandeiros, ganzás, maracas, agogôs, triângulos e caxixis!
Ao final da aula, eles transformaram a sala de artes numa grande festa de sonoridade, batucadas e felicidade.

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:



Curiosidades:
Tambor: Caixa cilíndrica, com fundos de pele esticada, sobre os quais se bate com baquetas.
Pandeiro: Instrumento com uma armação circular de madeira, com aberturas espaçadas em que se colocam uma ou mais rodelas de metal chamadas soalhas, enfiadas em arames, uma de suas bases é recoberta por uma pele esticada.
Ganzá: Espécie de maracá de origem indígena, os índios utilizavam folha-de-flandres para fazê-lo, os industrializados são feito em metal e contém grãos que soam quando agitados. 
Maraca: Chocalho com cabos para serem segurados e agitados, com esferas recheada de grãos que emitem sons quando agitados.
Agogô: Instrumento de ferro, com dois bocais, cujo som é produzido pela pancada de uma baqueta.
Caxixi: Outra espécie de chocalho inventado por povos indígenas, confeccionado em palha trançada e pedaço de casca de coco e com grãos no seu interior para produzir som ao ser balançado.

Comentários