De quem é este ovo?

A turminha do maternal II está aprendendo sobre os animais, dentro desse tema eles pesquisaram sobre os animais ovíparos.
Para ampliar o conhecimento, eles saíram para realizar uma pesquisa de campo pela escola, procurando por animais que nascem de ovos!

Durante o passeio pela escola, encontraram uma casinha de barro e a prô Marília explicou para as crianças que a mesma foi construída por um pássaro chamado “João de barro”; andando mais um pouco próximo ao parque, eles encontraram em uma trepadeira um ninho de beija-flor e mais adiante um ninho com um ovo no meio do jardim. Uau! 
Mesmo tentando descobrir de que animal seria aquele ovo, ninguém conseguiu adivinhar...Então surgiu uma pergunta: O que faremos?
A resposta foi imediata: É melhor deixarmos ele no mesmo lugar, pois a mamãe dele pode voltar! Todos concordaram, até que, a prô Marília encontrou um bilhete com o ovo, em que estava escrito: “Quem encontrar este ovo cuide dele com muito carinho e dedicação, por favor. Para que este ovo possa eclodir, será necessário colocá-lo dentro de um vidro com água fria durante alguns dias."

Com muita curiosidade e carinho, os alunos decidiram seguir as orientações do bilhete cuidar do ovo, a surpresa foi imensa quando dele saiu um dinossauro!

Clique na foto abaixo e confira a galeria:




Saiba mais:

·   João-de-barro
Quem não conhece o João? É, o João. Mas qual João? Fica mais fácil dizer então onde o João mora. Ele mora em um casa bem aconchegante, feita por ele mesmo. 

Não é modernista nem barroca. É de barro! Parecida com um forno. Agora sim! É o pássaro João-de-barro e seu famoso ninho.
Esta ave também é conhecida por forneiro.
É o empreiteiro de asas! Afinal, quem casa, quer casa! E não fica satisfeito com uma só. Para isso, conta com a ajuda da dona Joaninha-de-barro.
Juntos, constroem seus ninhos de barro, que podem ficar em galhos de árvores, em postes de luz e quando falta espaço em cima de outro ninho.
Ah, isso aí tem a criatividade de arquitetos como Gaudí e Calatrava.


•Beija-flor é um dos mais belos pássaros do mundo. Pequeninos, ágeis e delicados, encantam a todos.
São originários das Américas, mas a maior concentração das espécies (mais de 300) encontra-se no Equador e no Brasil (que sorte!).
Símbolo de elegância e beleza, o beija-flor, desperta curiosidade e fascínio nas pessoas sempre que baila no ar a procura do néctar das flores.
Os beija-flores, também chamados de colibris, são as únicas aves capazes de voar para frente, para cima, para baixo ou até de marcha à ré. Chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo, podendo permanecer “inerte no ar” em pleno voo.
É a fêmea que constrói o ninho, cuida da incubação dos ovos e alimenta os filhotes por mais ou menos 1 mês até que eles alcem voos sozinhos.
Os beija-flores alimentam-se durante o dia e à noite descansam nos galhos das árvores. 90% do alimento vêm do néctar das flores e os outros 10% de artrópodes (moscas, aranhas e formigas).

Algumas espécies de colibris são tão brilhantes e coloridas que mais parecem arco-íris em meio aos florais e plantas. E por falar em flores... As preferidas dos colibris são as bromélias, helicônias, hibiscos e alpínias, todas facilmente encontradas.
Exemplos de espécies de animais ovíparos:
 - Todas as aves 
 - Serpentes e cobras
 - Maioria dos peixes
 - Tartaruga marinha 
 - Diversas espécies de insetos

Saiba mais:

Comentários