Mamíferos

A turma do Maternal II realizou durante este semestre o estudo sobre os animais e dentro deste tema puderam conhecer um pouco mais sobre os mamíferos. De maneira lúdica, eles exploraram diversas atividades sobre o tema, como jogo da memória de animais e seus filhotes, vídeos, jogos na internet e também uma oficina do canguru!


Clique na imagem abaixo para conferir a galeria:


Você sabe como identificar um mamífero? 
Os mamíferos são os animais que amamentam seus filhotes. Este grupo é o mais desenvolvido dentre todas as espécies de animais, pois o cérebro e os órgãos dos sentidos são mais complexos, chegando a manifestar inteligência. 
Com movimentos rápidos e capazes de se adaptarem a diferentes ambientes. Outra característica e também uma vantagem desses animais é a capacidade de gerar seus filhotes dentro de seu útero. Assim, a cria corre menos risco de ser atacada por outros animais e tem mais chance de sobrevivência. 
Todos os mamíferos possuem pelos, diafragma, placenta, glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, lacrimais e odoríferas. Também possuem esqueleto ósseo e músculos. 
Quanto à aparência externa, embora todos tenham algumas características comuns, seu aspecto varia de acordo com a ordem considerada. Por isso o morcego, a baleia e o homem, que pertencem a ordens distintas, são bastante diferentes. 
Os mamíferos também podem ser agrupados de acordo com o alimento que consomem: cavalos, girafas e esquilos são herbívoros, porque se alimentam de vegetais. Onças e leões são carnívoros, porque se alimentam de animais. Há mamíferos onívoros, isto é, que consomem tanto animais como vegetais. São onívoros espécies como o homem e o rato doméstico. 

Nós também somos mamíferos, só que racionais. 

Fonte das informações passadas aos alunos: 
• Livro do professor Uno maternal 


Comentários