Culinária natalina!

Para comemorar o natal, a turma do Maternal II realizou uma deliciosa culinária. 

Todos juntos, eles puderam explorar e aprender um pouco mais sobre as cores, as quantidades, o paladar, a amizade e a criatividade com muita diversão! 

BOLO ESPECIAL
INGREDIENTES
1 copo de suco de soja sabor maçã
½ copo de óleo
1 copo de açúcar
2 ½ copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

PREPARO
Coloque em uma tigela o suco, o óleo, o açúcar, a farinha de trigo e bata bem com a batedeira, em seguida acrescente o fermento em pó.
Leve ao forno pré-aquecido por + ou – 35 minutos.
Bom apetite!

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


Um pouco sobre o Natal
"Olá pessoal, no dia de natal ganhamos muitos presentes e fazemos uma grande festa, mas você sabe qual é o motivo de tanta comemoração? 
O natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas a festa sempre começa um dia antes, durante a ceia de natal! É quando a mamãe ou a vovó preparam aquela mesa cheia de coisas gostosas para comer. A tradição da ceia vem da "Santa Ceia", quando Cristo reuniu seus Apóstolos e instituiu o Santíssimo Sacramento. 
No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Ele nasceu em Belém, em uma gruta, e durante sua vida espalhou pelo mundo lições de amor ao próximo. 
A história nos conta que no dia do nascimento de Jesus, teria ocorrido uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém. Os três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar, foram guiados por esta estrela até o local onde nasceu Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mirra."
Curiosidades 
O Natal é comemorado em várias partes do mundo, mas de maneiras diferentes que dependem da cultura e das tradições de cada país. Para conhecer um pouco dessa diversidade, vamos dar a volta pelos cinco continentes e descobrir como essa data é festejada... 
Começando pela América do Norte, nos Estados Unidos o Natal é uma das festas mais importantes do ano. Desde novembro as ruas, praças e casas já começam a ficar enfeitadas e as rádios praticamente só tocam músicas natalinas. Muitas pessoas viajam para passar o dia com seus familiares e amigos, que muitas vezes só conseguem se encontrar nessa época do ano. 
No México – América Central há as tradicionais “posadas”, festas tradicionais que contam a história de Maria e José, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. Faz parte dessa festa a Piñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas que é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas. 
No Uruguai - América do Sul é tradição que as famílias se reúnam na casa dos avós. A mesa é grande e organizada desde cedo para que, antes da ceia se faça a famosa “picadita” que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a confraternização familiar. 
Passando para o outro lado do Atlântico, chegamos à Europa, com países que mantém muitas tradições interessantes... Na Itália as ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro e isso cria um clima ideal para que se organizem espetáculos musicais em pontos específicos nas cidades. É claro que famoso panetone não pode faltar na ceia de Natal, pois este é o seu país de origem, mas por ser tão gostoso ganhou espaço nas mesas do mundo todo! Já na Suécia o Natal é bem característico por ser um país situado no extremo norte da Europa e ter um frio intenso nessa época do ano, por isso coberto de neve. O trenó faz parte das decorações e os bonecos de neve estão sempre presentes. Em Portugal, país com forte tradição religiosa, o Natal é uma festa muito importante. As famílias se reúnem no dia 24 para a “consoada”, que é uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também são populares os doces e sobremesas acompanhadas por vinho verde ou tinto, dependendo da tradição de cada região. 
Na África do Sul - continente Africano é verão na época de Natal, as escolas estão fechadas e o clima é ideal para passear, mas em todas as cidades há corais que fazem apresentações na véspera do Natal, à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas. 
Na Índia - continente Asiático atualmente há aspectos tradicionais do Natal, mas não deixam de imprimir sua cultura usando elementos significativos de sua cultura como decoração, como por exemplo, elefantes, guarda-chuvas e música tradicional nas festas e comemorações dessa época do ano. 
Na Austrália - Oceania, também é verão nessa época do ano e é muito comum as famílias curtirem o dia de Natal nas praias, fazendo piqueniques, jogos divertidos, praticando natação, etc. Em muitas praias Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar suas canções favoritas e a noite fica iluminada por inúmeras velas. 




Comentários